Psicanalista Christian Dunker discute emoções e saúde mental no confinamento, em live neste sábado (27)

Debate virtual, promovido pela editora Colli Books, vai abordar também o “novo normal” pós-pandemia

A pandemia mudou completamente a vida das pessoas em todo o mundo. O confinamento gera estresse, medo, angústia, ansiedade e insegurança, além de provocar mudança nos hábitos, regras e comportamentos. Tudo parece estar fora do lugar, pelo menos por um tempo. Mas será que quando o confinamento acabar, a rotina voltará a ser como antes ou teremos de nos adaptar a um “novo normal”? Convidamos para discutir esse tema o psicanalista e professor do Instituto de Psicologia da USP, Christian Dunker. A live será transmitida no canal YouTube da editora Colli Books, neste sábado (27), às 16h.

O psicanalista diz que a pandemia do novo coronavírus criou três perfis de comportamento diante da ameaça: o tolo, o desesperado e o confuso. O tolo tende a negar a situação dramática como maneira de enfrentar o medo; o perfil desesperado se angustia ainda mais com a situação; já o confuso transita entre esses dois polos, sem saber direito como deve agir e pensar.

Autor de diversos livros sobre psicanálise, Christian Dunker lançou recentemente “A arte da quarentena para principiantes”, que aborda diferentes aspectos da vida dos brasileiros sob a pandemia de covid-19. Da política bolsonarista aos transtornos psicológicos deflagrados pela “peste”, da cobertura de saúde pública à defesa da psicanálise como abordagem clínica, o autor destrincha, com olhar espirituoso, as angústias e os conflitos que afloram no confinamento. Mas é a vida cotidiana o fio comum dos artigos reunidos. Trata-se de um manual de sobrevivência que, ao nomear o sentido antropológico das modificações trazidas pelo vírus, nos incentiva a dar sentido ao novo tempo.

A live, mediada pela escritora e jornalista Isa Colli, terá a participação dos jornalistas Bernardo Menezes, Maíra Fernandes de Melo e Tais Faccioli.

Serviço:

Live “Emoções no confinamento e o novo normal”

Quando: Sábado, 27 de junho, às 16h (horário do Brasil)

Onde: YouTube da editora Colli Books (acesse pelo link: collibooks.com/aovivo )

%d blogueiros gostam disto: