Porto do Açu é eleito representante oficial da América Central e do Sul da Associação Internacional de Portos (IAPH)

Conquista consolida a reputação global do complexo, que compõe conselho junto a portos de classe mundial

 

Rio de Janeiro, 30 de janeiro de 2020 – O Porto do Açu, através de sua diretora de Negócios Internacionais & Inovação, Tessa Major, foi eleito vice-presidente da América Central e do Sul da IAPH – Associação Internacional de Portos. O mandato entrou em vigor a partir de ontem e tem duração de cerca de um ano e meio. A IAPH é uma associação reconhecida globalmente e representa cerca de 200 dos maiores portos de 90 países do mundo, totalizando mais de 60% do comércio marítimo internacional.

Através desta eleição, o Açu passa a integrar o conselho da IAPH ao lado de altos executivos que representam os maiores e mais influentes portos de suas regiões específicas. Durante a próxima Conferência Anual da IAPH, Tessa Major já irá representar o Açu e os demais portos membros das regiões Sul e Central da América.

“O Porto do Açu é um porto jovem, com indicadores de crescimento robustos e que possui uma paixão genuina por desafios. O Açu e eu nos sentimos honrados por sermos eleitos para representar nossa região nesta associação proeminente. É gratificante ver que as potencialidades do Porto do Açu como player marítimo e nossa ambição de ser um porto conectado globalmente são reconhecidas. Estamos ansiosos para fortalecer as atividades da IAPH na América do Sul e Central, através da intensa colaboração com os portos membros, gerando contribuições positivas para o setor e para a comunidade marítima na região como um todo”, ressaltou Tessa.

Ao compor o conselho da IAPH, o Porto do Açu participará dos processos de tomada de decisão no âmbito da associação, se envolvendo nas principais discussões de tendências e estratégias do setor marítimo portuário internacional. Este papel representa um selo de qualidade para o Açu, uma vez que a IAPH funciona como importante fórum para cooperação internacional com notável sucesso e liderança no campo da sustentabilidade e inovação.

O atual conselho da IAPH é composto pelo Porto do Açu, as Autoridades Portuárias de Vancouver (Canadá), Hamburgo (Alemanha), Nigéria (África) e Klang (Malásia), além da Corporação Internacional de Portos Kobe-Osaka (Japão), sob a presidência da Autoridade Portuária de Barcelona (Espanha).

DCIM100MEDIADJI_0061.JPG

Sobre o Porto do Açu

Em operação desde 2014, em São João da Barra, e estrategicamente localizado no norte do Estado do Rio de Janeiro, o Porto do Açu é um empreendimento 100% privado e tem se consolidado como principal polo do setor de O&G do país, transportando cargas e ampliando a prestação de serviços para o mercado offshore. Está em desenvolvimento, no empreendimento, um grande parque termelétrico, com 3 GW de capacidade, que inicia a operação de sua primeira térmica já neste ano, junto com um Terminal de Regaseificação de GNL e em paralelo às obras da segunda usina do complexo. O Açu também conta com o único terminal privado no Brasil para transbordo de petróleo, que é responsável por 25% das exportações brasileiras de óleo e que atende as maiores petroleiras do país. Com 17km de cais, sendo 40% já operacionais, o Açu atualmente movimenta petróleo, combustíveis marítimos, minério de ferro, bauxita, ferro gusa, beach iron, sucata e gipsita, assim como cargas gerais e de projeto.

Site Porto do Açu: https://portodoacu.com.br/

 

 

Thainá Halac

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: