Porto do Açu dá vida ao Conselho de Desenvolvimento Local e elege três temas prioritários para atuação no Norte Fluminense

Conselheiros irão articular soluções para fortalecimento da educação e debates sobre empreendedorismo sustentável e observatório social

O Conselho de Desenvolvimento Local do Porto do Açu, que reúne diferentes atores sociais do Norte Fluminense para discutir sobre as necessidades do território e suas possíveis soluções, elencou três temas prioritários para atuação do grupo até o final deste ano: o fortalecimento da educação e a articulação de debates sobre empreendedorismo sustentável e observatório social.

DCIM100MEDIADJI_0061.JPG

“Entendemos a importância da criação deste fluxo de diálogo construtivo entre os conselheiros pensando no desenvolvimento regional. Na prática, com a ajuda de olhares técnicos diversificados destes apoios locais, o empreendimento portuário extrapola seus perímetros a fim de contribuir para a cocriação de soluções e articulações múltiplas para as necessidades socioeconômicas do território“, explica o gerente de Relacionamento com a Comunidade da Porto do Açu Operações, Wanderson Sousa.

 

Mesmo no cenário de pandemia, o plano do Conselho de Desenvolvimento Local de materializar as ações do grupo com foco nos temas prioritários foi mantido. Para isso, todo o escopo de atuação dos conselheiros e demais participantes deste processo foi adaptado ao meio digital.

 

No propósito de fortalecer a educação, o Conselho estimulará o desenvolvimento de práticas educativas inovadoras no território, através do Projeto Escola do Século XXI. O projeto, em parceria com o Cieds e o município de São João da Barra, fará desde o engajamento à capacitação de professores e equipes pedagógicas de 24 escolas do Ensino Fundamental I da rede municipal.

 

O Conselho também irá abordar o empreendedorismo sustentável na região, estimulando o desenvolvimento responsável de pequenos negócios, com um foco inicial no setor agrícola. Na sequência, serão levantados outros temas, como economia solidária, artesanato e turismo sustentável. O objetivo, a partir de fóruns e palestras virtuais, é promover soluções para o desenvolvimento sustentável do território.

 

Já com o intuito de provocar uma rede colaborativa entre os atores locais que trabalham com pesquisa e indicadores sociais, os conselheiros do Porto do Açu promoverão um fórum de discussão e palestras online, a partir deste mês. O objetivo é integrar e articular pesquisadores e estudantes da região para que, juntos, possam chegar ao melhor modelo e metodologia para integração de indicadores no território. Os interessados podem participar através do link https://eventos.iff.edu.br/observatoriosocial.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: