Editora Colli Books promove roda de conversa online, nesta terça, para celebrar Dia Mundial da Língua Portuguesa

 

O Dia Mundial da Língua Portuguesa será comemorado oficialmente pela primeira vez nesta terça-feira (5). E como os encontros presenciais estão proibidos em todo o mundo devido à pandemia de coronavírus, a editora Colli Books vai realizar a roda de conversa virtual “Conectados Pelo Idioma”, com a participação de pessoas de vários países.

O encontro, mediado pela escritora e jornalista Isa Colli, diretamente de Bruxelas, será transmitido ao vivo pelo YouTube, às 16h do Brasil (21h da Bélgica).

O debate contará com a participação do cônsul-geral do Brasil em Bruxelas, José Humberto de Brito Cruz;
português Pedro Rupio, que é conselheiro das Comunidades Portuguesas e membro do Conselho Permanente; de Fátima Netto, diretora da Escola Municipal Leonor Posada (RJ); de Claudia Cataldi, jornalista e imortal da Academia de Letras de Niterói e da Academia de Ciências, Letras e Artes de São Paulo.

Além de Dina do Carmo Jordão, professora de PLE (Português como Língua Estrangeira) na universidade EPFC de Bruxelas e Nadia Bouhdide, licenciada em Língua Romana na Universidade Livre de Bruxelas; Blenda Bortolini, escritora brasileira que reside em Genebra e Evair Dias, professor de português de Montreal.

“Mesmo diante da crise provocada pelo coronavírus, não podemos deixar passar essa data tão importante passar em branco. Nossa ideia é mostrar a força da Língua Portuguesa no mundo e os exemplos positivos dessa integração entre os países que falam o idioma”, afirma Isa Colli.

Sobre a data

O Dia Mundial da Língua Portuguesa foi ratificado em 25 de novembro de 2019, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) na sequência de uma proposta apresentada por todos os países lusófonos e apoiada por mais 24 Estados.

Há mais de uma década se celebrava o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) nesta data. Só agora, porém, veio a oficialização.

O português é falado por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes (3,7% da população mundial), sendo a língua oficial dos nove países-membros da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste), além de Macau, bem como a língua de trabalho ou oficial de um conjunto de organizações internacionais como a União Europeia, União Africana e o Mercosul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: